O Poder da Mente na Perda de Peso


Controlar o poder da mente é o segredo para perder peso. Sentimentos como tristeza, ansiedade, medo e baixa auto-estima estão entre os vilões do excesso de peso. Nós encontramos na comida uma fuga ou compensação das emoções negativas, resultando num aumento de peso.

Se te identificas com esta situação, nada de desânimo ou desespero. O segredo para seres saudável e te sentires bem com o teu corpo é reprogramar a tua mente. Um dos aspectos importantes é valorizares-te!

Por exemplo: se tens pernas grossas e és de estatura baixa, pará de sonhar em ter um corpo esguio e alto. Em vez disso, valoriza as tuas qualidades. Todos nós temos as nossas! Pensa: o que gostas mais em ti? os teus olhos, mãos, ancas,...? valoriza o que tens de bom! Livra-te da pressão do "padrão de beleza actual", que "ninguém" pode alcançar e que só gera ansiedade, tristeza e sentimentos negativos. Quantos de nós nascemos para passar modelos na passarela e parecer um espeto? gostarias realmente de ser assim? Valoriza-te!

Eu também já passei pela fase, de não me valorizar e, por isso, tinha uma má relação com a comida, com varias tentativas de dietas sem sucesso e todas elas levavam ao "efeito ioiô", até que um dia dei por mim a ter excesso de peso e colesterol alto, o que também não ajudava na minha auto-estima.

Comia muito pão e tudo em grandes quantidades ou estava horas sem comer e depois ao final do dia devorava o frigorífico, tudo isto porque deixava a minha mente comandar-me.

Mas cheguei a uma fase da minha vida que comecei a pensar que algo tinha de mudar em mim,comecei a falar comigo própria e a mudar a minha mente.

Depois de tantas dietas fracassadas, decidi não deixar de comer o que gostava, mas sim comer em pequenas proporções e optar por alimentos saudáveis e mais nutritivos.

Comecei por mudar os meus pensamentos, tais como:

"Estou muito ansiosa preciso de comer para ficar bem."

Pensa antes: "O desejo por comida é como a comichão. Quanto mais pensas nele, mais se agrava. Se te distraíres, desaparece."

"Estou mesmo a precisar de uma comida reconfortante."

Pensa antes: "Pode ser reconfortante agora, mas não será depois quando te sentires culpada. Precisas de algo saudável que te satisfaça e te faça sentir bem agora e mais tarde."

"Não faz mal comer isto porque é saudável."

Pensa antes "Ser saudável não significa que não tem calorias. É bom tentar comer de forma saudável, mas tens de garantir que o que comes não excede as calorias diárias." O segredo está em comer o que gostamos em pequenas quantidades. Repete diariamente o seguinte mantra: "posso comer de tudo, um pouco."

As pessoas que têm excesso de peso costumam martirizar-se com ideias punitivas, tais como: - "não posso comer" - "comi e por isso vou engordar" - "este alimento é proibido" Estes pensamentos só te vão trazer ansiedade, tristeza, mau humor, culpa... e mais tarde ou mais cedo irão levar-te a que comas demais! Em vez de comeres 1, comes a caixa completa. Evita pensamentos destrutivos como "perdido por 100, perdido por 1000". Isto nunca é verdade, mais vale 1/2 do que 1 inteiro, acredita!

Umas das coisas importantes é procurares identificar quais as necessidades que tu estás a tentar preencher com a comida e buscar outras formas de o fazer, nomeadamente ocupando o tempo com a família e os amigos, o trabalho, o exercício, um hobby que te apaixone ou a meditação.

Hoje sou mais saudável , mas como de tudo um pouco sempre que me apetecer.

Uma dica que me tirava o desejo por doces era a banana, porque este alimento contém compostos antioxidantes, como a dopamina e catequina, além de conter triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e a manter o bom humor.

Muda a tua MENTE e a tua vida muda! :)

 Acompanha todas as novidades no

INSTAGRAM 

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Pinterest Icon
  • Black SoundCloud Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black LinkedIn Icon

POLÍTICA DE PRIVACIDADE                          TERMOS & CONDIÇÕES                          FAQ'S